Previous Next

MEC concede aumento de 15% no Piso Nacional do Magistério

A ADUFRGS-Sindical recebeu com satisfação o anúncio de reajuste salarial de quase 15% no índice do Piso Nacional do Magistério, realizado na noite de segunda-feira, 16, pelo Ministério da Educação. O valor passará de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55 em 2023, um aumento significativo para esse momento, sendo maior que o reajuste do salário-mínimo e maior do que os valores obtidos por algumas categorias.

Consideramos que a iniciativa reitera o compromisso do Governo Federal com a valorização da carreira dos professores e professoras e da educação pública do País.

De acordo com o MEC, o piso nacional do magistério representa o salário inicial das carreiras do magistério público da educação básica para a formação em nível médio. O valor considera uma jornada de 40 horas semanais na modalidade normal de ensino. A cada ano, o piso do magistério deve ser corrigido todos os anos pelo crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, estabelecido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Para 2023, o Fundeb estabelecia o reajuste de 15% no valor.

Preocupada com a carreira dos profissionais das Instituições Federais de Ensino Superior, a ADUFRGS-Sindical, por intermédio do PROIFES-Federação, solicitou audiência com o MEC para discutir a reposição salarial e a reconstrução da carreira do Magistério Público Federal Superior. A defasagem salarial da categoria ultrapassa 40%. Veja a pauta de reivindicações aqui.

Em suas redes sociais, o ministro da Educação, Camilo Santana declarou que a valorização dos profissionais é fator determinante para o crescimento do País. A fala do ministro dialoga com a campanha que a ADUFRGS-Sindical inicia em 2023 e traz como tema "O papel dos professores da educação pública na reconstrução do Brasil". Inclusive, a primeira atividade com esse tema ocorre na programação do Fórum Social Mundial, dia 24 de janeiro, às 9h, no auditório do Sindicato.

Comments powered by CComment

No thoughts on “MEC concede aumento de 15% no Piso Nacional do Magistério ”