Entidades ligadas à UFRGS assinam manifesto contrário à extinção do Comitê Covid-19

Entidades ligadas à UFRGS assinam manifesto contrário à extinção do Comitê Covid-19

Representantes ressaltam indignação com o que chamam de "atropelo" para "eliminar posições divergentes"; reitoria ainda não se pronunciou

GZH

Seis entidades ligadas à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) assinaram um manifesto contrário à decisão da Reitoria da instituição de extinguir o Comitê Covid-19. No lugar do comitê, apontam as entidades, a universidade teria constituído a Comissão de Acompanhamento, com função quase homóloga ao que já vinha sendo trabalhado.

A reportagem encaminhou, na tarde de terça-feira (21), à Reitoria da UFRGS, via assessoria de imprensa da universidade, solicitação de resposta sobre a decisão. Porém, ainda não teve retorno.

Conforme o manifesto, os representantes do Comitê Covid-19 foram informados do fim das atividades no início de uma reunião de trabalho do grupo, na segunda-feira (20). Num dos trechos do texto, as entidades ressaltam que "no momento em que o Comitê se faz mais necessário devido ao retorno pleno às atividades presenciais e ao aumento dos casos de contágio na pandemia, a administração da reitoria decide, sem qualquer avaliação em conjunto com os membros do Comitê, por sua extinção". O documento ainda diz que "na condição de representantes da comunidade, através das nossas Entidades, manifestamos nossa indignação a esse ato de atropelo e de evidente despreocupação com as condições de segurança sanitária, em um momento em que todos deveriam estar dedicados a garantir condições ambientais adequadas de trabalho e de aprendizagem para Estudantes, Docentes e Técnicos".

Elas também afirmam na nota que "trata-se de uma atitude com notória intenção de eliminar posições divergentes" que eram sustentadas pelas entidades, na defesa da vida, e que agora foram excluídas do grupo. A nota é direcionada a todos os segmentos da universidade e ainda aponta que "é necessário manter a ação dos Comitês Locais e das COSATs, que nesse momento assumem papel estratégico para a garantia das condições necessárias para a defesa da vida".

Assinaram juntos o manifesto representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE UFRGS), do Conselho das Comissões de Saúde e Ambiente de Trabalho (CONSSAT UFRGS), do Sindicato dos Técnico-administrativos da UFRGS (ASSUFRGS), da Seção Sindical ANDES/UFRGS, do Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (ADUFRGS) e da Associação de Pós-graduandos (APG/UFRGS).

 

Leia aqui a matéria publicada em GZH.

Comments powered by CComment

No thoughts on “Entidades ligadas à UFRGS assinam manifesto contrário à extinção do Comitê Covid-19”