Em que momento as escolas passaram a ser um lugar de falta de diálogo, de intransigência e de comportamento violento e desrespeitoso?
É preciso valorizar a luta dos professores da educação pública na reconstrução do Brasil
Diretor-tesoureiro do sindicato explica vantagens da parceria com a Cresol, visando o desenvolvimento de novos paradigmas nas relações financeiras
Precisamos lutar por uma sociedade antimachista, por um novo sistema que quebre a estrutura patriarcal que tomamos por normal.
É a hora de reconstruir o Brasil. Acreditamos que a educação e os professores estão no centro desse projeto de País. Pois a agenda da educação é a agenda propulsora da economia, geração de emprego, ciência e tecnologia e desenvolvimento social e ambiental.
A diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, professora Ana Karin Nunes, participou nesta quarta-feira, 14, do debate "A educação pública: desafios e perspectivas do ensino superior", no Portal Litoral Norte RS.
Reportagem exibida na sexta-feira (9) no Seu Jornal da TVT (segundas a sextas, das 19h às 19h45) mostra a resistência aos cortes do governo Bolsonaro na educação e pesquisa, que geram atraso no pagamento de bolsas e falta de verba para honrar contratos com empresas de segurança, limpeza e para operar o Restaurante Universitário. Assista!
A Adufrgs-Sindical, sindicato que representa professores de instituições federais de Ensino Superior no Rio Grande do Sul, apresentou ainda na segunda-feira um pedido de providências ao MPF contra o bloqueio de verbas. No texto, a entidade destaca que o corte foi feito por meio de uma deliberação da Junta de Execução Orçamentária criada pelo governo de Jair Bolsonaro, que tem “caráter apenas de assessoramento do presidente da República”, e não na forma usual de decretos presidenciais de contingenciamento. A entidade defende que, por isso, houve “flagrante ofensa à autonomia de gestão financeira” das universidades e institutos federais.
- Correio do Povo: Bloqueio de verbas do MEC já afeta dia a dia das instituições federais no Rio Grande do Sul
- RED: ADUFRGS-Sindical vai ao Ministério Público Federal contra o bloqueio de verbas das IFES
- Rede TVT: Cortes nas universidades e Novembro Negro na ADUFRGS-Sindical
- RED: Novembro Negro na ADUFRGS-Sindical realizará debate e atração cultural
- Jornal do Comércio destaca debate e show em alusão ao Novembro Negro realizados pela ADUFRGS-Sindical
- Artigo na RED: Para que República? Por Jairo Bolter
- Artigo no Sul 21: A democracia foi a maior vencedora nas urnas (por Jairo Bolter)
- Artigo portal RED: A democracia foi a maior vencedora nas urnas (por Jairo Bolter)
- RED publica nota da ADUFRGS-Sindical que repudia incitação à violência de parlamentar gaúcho Bibo Nunes