Previous Next

ADUFRGS-Sindical se prepara para obter ISO 14001:2015

Após conquistar a ISO 9001:2015 (veja aqui), se tornando a primeira do segmento sindical na área da educação no Rio Grande do Sul a receber a certificação, a ADUFRGS-Sindical se prepara para obter também a certificação ISO 14001:2015, que trata do sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental.

Na segunda-feira, 8, a equipe de colaboradores do sindicato assistiu a uma palestra sobre a norma, proferida pelo vice-presidente da instituição, professor Darci Campani. O professor, que é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explicou o funcionamento da norma e falou sobre uma parceria com seus alunos da disciplina de Gestão Ambiental Aplicada para a Engenharia.

Para Campani, a aplicação da norma na ADUFRGS-Sindical vai ser muito simples, visto que a entidade “já está ambientada com o processo ISO pela certificação 9001”. A ISO 14001 é destinada ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade, indo ao encontro do processo de melhoria contínua iniciado no sindicato com a obtenção da ISO 9001. “Os estudantes irão ajudar a ADUFRGS a identificar as suas condições para adequar-se à norma, primeiro em forma de consultoria, depois realizando uma auditoria. Vai ser muito fácil, pois é parecido com o que é identificável na Faculdade de Administração da universidade”, exemplificou.

A organização que se adequa à ISO 14001 deve controlar mudanças planejadas e analisar criticamente as consequências de mudanças não intencionais, tomando ações para mitigar quaisquer efeitos adversos, conforme a necessidade.

O responsável pelo Núcleo de Qualidade do sindicato, o colaborador Josué Cardoso, participou de uma reunião online, ainda na segunda-feira, com alunos do professor, para apresentar a instituição, suas atividades, seu contexto histórico e possibilidades de adequação dos aspectos ambientais do sindicato em relação à norma. “Foi apresentado o sistema de gestão da ADUFRGS, a política de qualidade, seus objetivos e indicadores, os desafios da implantação da ISO 9001, e algumas possibilidades de ações em relação ao meio ambiente e sustentabilidade”, afirmou Cardoso. A ADUFRGS possui, no prédio, uma Usina de Geração de Energia Solar.

Além de Cardoso, outros colaboradores da ADUFRGS estão participando, nesta terça, 9, e quinta-feira, 11, de um treinamento sobre a ISO 19011, que prepara para a realização de auditorias.  

 

Comments powered by CComment

No thoughts on “ADUFRGS-Sindical se prepara para obter ISO 14001:2015”