Núcleo de Multiatividades discute sobre um clássico literário Latino-Americano

IMG_6392

“O esplendor da ficção – O mundo narrativo de Vargas Llosa” foi o tema do debate promovido pelo Núcleo de Multiatividades de Aposentados da ADUFRGS-Sindical, com o professor de Literatura Sergius Gonzaga.
Cerca de 30 professores reuniram-se na tarde de terça-feira (31), no auditório Do sindicato para debater sobre o livro “A cidade e os Cachorros”, de Vargas Llosa.

Tido como um clássico da literatura latino-americana, Sergius contou brevemente a história do livro. A trama se desenvolve no Colégio Militar Leoncio Prado, em Lima, onde um violento código de conduta permeava o cotidiano dos cadetes. Vindos de todos os pontos do Peru, os jovens internos são obrigados a sobreviver em meio a um ambiente brutal e hostil. Longe da vista dos oficiais, os alunos se embebedam, jogam cartas, brigam entre si. Os mais velhos humilham os novatos – tratando-os por cachorros. É em meio a essa pressão que alguns rapazes irão se reunir e formar um grupo, o Círculo, como única forma de rechaçar as ameaças dos veteranos.
Ao longo da explanação, os participantes puderam participar e trazer suas concepções sobre a história, gerando um grande clube do livro. Após foi servido um lanche para os presentes.



Ver todos