Dia Nacional de Mobilizações é marcado pela presença maciça das centrais sindicais

IMG_6518

Marcado em todo o Brasil por manifestações de rua, o Dia Nacional de Mobilizações ocorreu na última sexta-feira (10) e reuniu milhares de pessoas em ato público contra as reformas do governo Temer.

Logo pela manhã, na Assembleia Legislativa, o economista Ladislau Dowbor, professor da PUC-SP, participou de um debate que reuniu professores, parlamentares, movimentos sociais, entre outros. A conversa teve como tema a “A era do capital improdutivo”.

IMG_6463IMG_6456
Entre diversos assuntos abordados pelo economista, ele citou o conhecimento como principal fator de produção. Dowbor avalia que estejamos vivendo a “Era do Sistema de Conhecimento”, cuja ideia básica é a economia imaterial.
“O conhecimento muda radicalmente a economia. Estou convencido de que mais da metade do valor dos produtos hoje não é mais trabalho físico e matéria prima, é conhecimento incorporado”, explicou. Para ele, a aliança do conhecimento com a possibilidade das pessoas se conectarem diretamente cria um novo paradigma, que ele define como “economia colaborativa”.

À tarde a ADUFRGS-Sindical esteve presente na passeata e no ato, que partiu do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e seguiu em direção à Esquina Democrática, onde aconteceu outro ato contra as medidas do governo Temer. A mobilização reuniu centrais sindicais, trabalhadores e movimentos sociais. Também seguindo a programação do dia de mobilizações, o vice-presidente do sindicato, Lúcio Vieira, esteve presente no Campus Bento Gonçalves do IF-RS na abertura do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, ocasião ocorreu um ato em defesa do serviço público e dos Institutos Federais.

O presidente da ADUFRGS-Sindical, Paulo Machado Mors (UFRGS), avaliou o dia de mobilizações como positivo e necessário. Ele pontua que a pressão é importante para a manutenção de direitos adquiridos e a derrubada de medidas que afetam o servidor público e os trabalhadores em geral. A mobilização foi aprovada por unanimidade na Assembleia Geral do dia 08 de novembro.

IMG_6552 IMG_6546 IMG_6531 IMG_6529 IMG_6488



Ver todos