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Pré-Conferência para a etapa GRANPAL/RS aconteceu no Campus Porto Alegre/IF-RS

Dividida por eixos temáticos a pré-conferência, preparatória para a etapa da Grande Porto Alegre (GRANPAL/RS), reuniu professores da rede municipal de educação dos arredores da capital. O evento ocorreu na última quarta-feira (01), no Campus Porto Alegre/IFRS. O foco das discussões foi a preparação dos Conselhos e Fóruns Municipais de Educação para as conferências estadual e nacional.
Pela manhã foram trabalhados os eixos IV e II, pelas professoras Andreia Dalcin e Vera Peroni, ambas da FACED/UFRGS. Andreia Dalcin falou sobre acesso, permanência e gestão. Baseando-se no eixo IV, a professora analisou alguns pontos importantes, entre eles a permanência do aluno desde as séries iniciais. Ela ressalta que não basta passar conteúdos como matemática e português em tempo integral, é preciso que as escolas ofereçam, além de estudo, formação de pessoas. Andreia pontua que a escola em tempo integral só será efetiva se o aluno puder usufruir dos recursos básicos como merenda, transporte, quadras de esporte e material adequado. Sobre o acesso e a permanência no ensino superior, a professora lembra o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibdid), ela defende que iniciativas como esta mantém os alunos na universidade, garantindo a eles as passagens de ônibus, almoço e gastos com a universidade. “Eu não abro mão deste programa e vou brigar até o último dia por ele, tenho alunos que precisam dessa bolsa e sem ela não conseguem vir até a Universidade”, disse Andreia. A professora finalizou dizendo: “A questão da permanência é bem mais complexa que a questão do acesso. As políticas facilitam o acesso, o problema é os alunos conseguirem permanecer na universidade”.

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Em outro momento, Vera Peroni falou sobre qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais. Tratando-se do eixo II, a professora trouxe a discussão pontos importantes como o Projeto Escola Sem Partido e a compra de sistemas padronizados de educação. Para ela, a formação do aluno não se resume a simples assimilação de conteúdos didáticos. Ressalta que ações como estas afetam diretamente a educação democrática e a trajetória de formação do aluno enquanto ser. Conclui ainda que a venda e a compra de sistemas padronizados de educação ferem o exercício profissional do professor de ensinar e educar. Para Vera, o Projeto Escola Sem partido é a maior demonstração de censura em um período democrático.

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Para finalizar o dia de conferências preparatórias para a Grande Porto Alegre, à tarde foram apresentados os eixos I, III, V, VI e VIII. A conferência GRANPAL/RS acontece no dia 15 de Dezembro.



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