EXPANSÃO DA BASE TERRITORIAL

botao2

Para atender solicitações dos professores do Campus Litoral Norte da UFRGS (Tramandaí); do Campus Canoas da UFCSPA (ainda em construção) e dos vários campi dos Institutos Federais no Rio Grande do Sul, a ADUFRGS-Sindical precisa ampliar sua base territorial para além do município de Porto Alegre.

Esta expansão é precedida por reforma estatutária que deverá ser submetida a uma Assembleia Geral Extraordinária cuja deliberação será feita pelos filados ao Sindicato, por votação eletrônica.

Através deste Fórum, o debate está aberto. Faça sua pergunta. Esclareça suas dúvidas. Participe!

6 comentários:

  1. Como professor do campus Porto Alegre, fico contente que novos colegas desejem participar do nosso sindicato.

  2. Pelo que participei e entendo sobre sindicato, não tenho dúvidas que é um desafio positivo, com uma visão de futuro. O grupo que está à frente , certamente tem uma visaõ mais ampla do potencial e das dificuldades. Mas, adiar pra quê?

  3. Colega Felix:
    Não há necessidade de uma cláusula prevendo futuras expansões. É certo que elas ocorrerão e, a cada vez que isso se fizer necessário, o protocolo legal estará muito bem definido, em respeito tanto às exigências do Ministério do Trabalho e Emprego, quanto em respeito ao nosso Estatuto.

  4. Não cabe dúvida da necessidade de incorporar no nosso sindicato aos colegas de outros municípios fora de Porto Alegre. Diante de uma perspectiva de crescimento das universidades (superando a atual crise) deve-se pensar em ampliar a cobertura sobre mais municípios. Como não é possível adivinhar quais poderão ser esses municípios com futuras sedes, pergunto se caberia adicionar uma cláusula que abra essa posibilidade. Se a Adufrgs não acolher essas sedes e esses colegas, a Andes deve estar à espreita para fazê-lo…

  5. A ADUFRGS a partir de sua expansão territorial se tornará mais representativa e forte e será, por consequência, mais decisiva em qualquer processo de negociação com o Governo Federal ou em qualquer outra demanda que tenha de seus associados.

  6. Essa é uma iniciatiba muito importante, e tem que ser aprovada por vários motivos, dos quais o mais importante é trazer para a ADUFRGS todos os nossos colegas da UFRGS, da UFCSPA e do IFRS que já são representadas pelo nosso sindicato, e que pela expans~çao das instituições, não são lotados em Porto Alegre. O segundo grande motivo é tornar nosso sindocato, que já é o maior da nossa Federação, mais forte ainda e mais capaz de nos defender e nos proteger, o papel maior de um sindicato para os trabalhadores.
    Por isso tudo, sou totalmente a favor de que a ADUFRGS-Sindicato represente todos os professores federais da regiião metropolitana, do litoral, da serra e dos munic[ipios vizinhos que queiram conosco somar forças!